O USO DE SOFTWARE NO DIMENSIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS

Calil Abumanssur, Eloiza Becker Zanoni

Resumo


O avanço da tecnologia vem tendo um alto impacto de forma consistente e revolucionária na área da construção civil. Contamos, hoje em dia, com uma grande gama de possibilidades para a elaboração de projetos hidráulicos, que englobam desde métodos manuais de cálculo para dimensionamento de redes até softwares específicos que além de desenhar fazem o dimensionamento de redes de modo automático para projetos. Assim, o objetivo deste trabalho foi comparar os resultados obtidos no dimensionamento de instalações prediais de água fria – a partir do subsistema de distribuição – de um edifício, calculado por meio de fórmulas, aqui denominado manualmente e o dimensionamento elaborado de forma automática, com auxílio de dois softwares específicos escolhidos e disponíveis para comercialização. Para o dimensionamento manual, foi proposta a utilização de três fórmulas para perdas de carga, sendo que as três equações resultaram no mesmo resultado de dimensionamento. O projeto realizado com a utilização de dois softwares apresentou os mesmos diâmetros entre si, o que era esperado, considerando que ambos utilizam a mesma norma (NBR 5626/98) como diretriz para seus cálculos. Comparando o dimensionamento manual com os de forma automática, estes se mostraram mais práticos e rápidos, porém, o método manual apresentou resultados mais econômicos quanto ao dimensionamento no projeto de redes de distribuição de agua em instalações hidráulicas prediais residenciais.


Texto completo:

PDF

Referências


ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5626: Instalação predial de água fria. Rio de Janeiro, 1998.

BAPTISTA, Márcio Benedito; COELHO, Márcia Maria Lara Pinto. Fundamentos de engenharia hidráulica. 3. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

NETTO, Azevedo et al. Manual de hidráulica. 8. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.

SABINO, Jéssica Breder. Projetos de gestão na construção civil: análise crítica. 2016. 52 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Construção Civil, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUBD-AQ4GFW/monografia_j_ssica_breder_pdf.pdf?sequence=1>. Acesso em: 10 ago. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.