INFLUÊNCIA DO PESO DE PAREDES EM DRYWALL NA REDUÇÃO DO CUSTO DE UMA VIGA EM CONCRETO ARMADO E DA CONSTRUÇÃO

Nilton de Oliveira Capucho

Resumo


 RESUMO: Conforme estabelecido em norma técnica para o cálculo estrutural de uma viga em concreto armado tradicional, alguns dos fatores preponderantes no seu dimensionamento são os carregamentos que atuam na estrutura, entre eles destacamos os permanentes e os acidentais, advindos principalmente das paredes, peso próprio, lajes, revestimentos, mobiliários, pessoas, entre outros. Este trabalho objetivou verificar, através do cálculo estrutural de uma viga de concreto armado, a influência do vão e do peso de paredes em drywall na redução do custo de uma edificação em substituição à parede em alvenaria de tijolos cerâmico furados. A escolha da viga para realização de simulações e análises dos resultados foi em função da relevante importância estrutural que representava no projeto modelo adotado neste trabalho, caracterizada por aquela que recebe a maior parcela de carga das lajes somadas às cargas das paredes. A influência no custo pode ser avaliada comparando os resultados obtidos após o cálculo estrutural da viga, inicialmente sob a influência da sobrecarga de parede em alvenaria de tijolos cerâmicos e posteriormente a parede em drywall, variando o vão entre os apoios de 3,00 a 7,00 metros. Concluiu-se que após as simulações para os diversos vãos adotados, que o custo da viga de concreto armado teve um valor menor com a utilização da parede em drywall comparativamente à parede em alvenaria de tijolos cerâmicos furados, tornando-se uma boa opção por resultar em menor valor final para a edificação.


Texto completo:

PDF

Referências


ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Conheça a ABNT. Disponível em http://www.abnt.org.br/abnt/conheca-a-abnt. Acesso em 13/09/2015.

ALTERNATIVA TECNOLÓGICA NA COSTRUÇÃO CIVIL – O Uso do Drywall Como Dispositivo de Vedação. Disponível em http://engenharia.anhembi.br/tcc-07/civil-22.pdf. Acessado em setembro de 2015.

CICHINELLI, GISELE C. Revista Construção Mercado. Editora PINI – Edição 150 de janeiro de 2014.

CUB – Custo Unitário Básico. Resumo dos Custos R$/m². Disponível em http://www.sinduscon-nortepr.com.br. Acessado em 15/09/2015.

DRYWALL - Uma das Grandes Novidades no Brasil. Disponível em http://www.portaldrywall.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=49:drywall-uma-das-grandes-novidades-no-brasil&catid=14:novas-tecnologias&Itemid=23> . Acessado em 15/08/2015.

FRANÇA, RICARDO L. e S. Revista Techne. Editora PINI - Edição 86 de Maio de 2004.

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS ESTRUTRAIS – Definição dos Elementos Estruturais – Disponível em http://pt.slideshare.net/deiversonmoraes/calculo-estrutural. Acessado em 05/09/2015.

MARTINS, LUIZ A. Revista Construção Mercado. Editora PINI – Edição 150 de janeiro de 2014.

SISTEMA DRYWALL – História O que é o Sistema Drywall. Disponível em http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/40056. Acessado em 25/08/2015.

TCPO – Tabelas de Composição de Preços para Orçamentos. Editora PINI – Edição 10 de 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.