Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Técnico-Científica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Critérios para submissão dos artigos científicos

Os artigos científicos submetidos à Revista Técnico-Científica CREA-PR deverão possuir, no máximo, 20 (vinte) páginas, inclusos em tal limite eventuais imagens, tabelas e/ou equações pertencentes ao artigo, não podendo o tamanho total do arquivo ultrapassar 10 MB.

Os arquivos com os trabalhos deverão ser salvos e submetidos à avaliação em formato “.DOC”.

A formatação utilizada para os trabalhos encaminhados deverá ser em página tamanho A4, margens superior e esquerda com 3 (três) cm, margens inferior e direita com 2 (dois) cm; com numeração das páginas no canto superior direito, a 2 (dois) cm da borda superior da folha.

 Deverão constar na primeira página dos trabalhos submetidos à avaliação: título, nome(s) do(s) autor(es), formação profissional, link para o currículo Lattes, instituição(ões) de origem, cidade(s), país(es) e endereço(s) de email para correspondência profissional.

Os artigos científicos encaminhados à Revista Técnico-Científica CREA-PR deverão conter título, resumo e palavras-chave em língua portuguesa (Brasil) e língua inglesa.

Após avaliação as contribuições aprovadas para publicação com ressalvas deverão ser alteradas, conforme apontamento do avaliador, e serem enviadas em versão final para a diagramação da Revista Técnico-Científica CREA-PR conforme prazo estabelecido pelo editor científico.

Textos

Deverá ser empregado no corpo do texto fonte “Arial”, tamanho 11, com espaçamento entre as linhas de 1,5 cm. O título do trabalho deverá ser em fonte “Arial”, tamanho 14.

Para as citações com mais de 3 (três) linhas, notas de rodapé, referências, legenda de ilustrações ou tabelas e fichas catalográficas deve-se utilizar espaçamento simples entre as linhas.

Utilizar margem justificada para o corpo do trabalho e alinhamento esquerdo para as referências.

O texto dos artigos científicos deverão ser em linguagem impessoal e, desenvolver-se através de encadeamento lógico: introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões e referências. Utilizando-se de redação objetiva e compatível com o texto técnico e científico.

O título de cada seção dever ser precedido por algarismo arábico em ordem sequencial, alinhado à esquerda, separado por 1 (um) espaço de caractere e separado do texto que o sucede com espaçamento entrelinhas de 1,5 cm.

Quadros e/ou Tabelas

Os quadros e tabelas utilizados nos artigos deverão ser nomeados “Quadro” ou “Tabela”, numerados sequencialmente em algarismos arábicos e mencionados no corpo do texto; devendo os mesmos ser dimensionados no centro da página.

É também obrigatória a presença de título em cada quadro ou tabela utilizado no artigo submetido, devendo o mesmo ser posicionado logo acima dos mesmos, de forma centralizada, em fonte “Arial”, tamanho 10.

Abaixo dos quadros e/ou tabelas indicar a fonte consultada, em tamanho 9.

Todos os símbolos utilizados nos quadros e tabelas deverão estar claros e identificados.

Figuras e/ou Imagens

As figuras ou imagens utilizadas nos artigos deverão ser nomeadas “Figura”, numeradas sequencialmente em algarismos arábicos e mencionadas no corpo do texto; devendo os mesmos ser dimensionados no centro da página.

É também obrigatória a presença de título em cada imagem utilizada no artigo submetido, devendo o mesmo ser posicionado logo acima da mesma, de forma centralizada, em fonte “Arial”, tamanho 10.

Abaixo das imagens e/ou imagens deverá constar a fonte, em tamanho 9.

Deve-se observar a resolução mínima de 300 dpi para as figuras inseridas nos trabalhos a serem submetidos.

Equações e/ou Fórmulas

Quando da utilização de equações ou fórmulas nos artigos as mesmas devem ser claras e redigidas com a fonte “Arial”, tamanho 11.

Todas as equações e fórmulas inseridas necessitam estar denominadas como “Equação” ou “Fórmula” e numeradas sequencialmente em algarismos arábicos. A numeração ficará à direita da equação ou da fórmula, entre parênteses, sendo que todas deverão ser mencionadas no corpo do texto.

Todos os símbolos utilizados nas fórmulas e equações deverão estar definidos imediatamente após as mesmas, caso ainda não tenham sido, além de incluir as unidades e dimensões utilizadas.

Unidades de medida

Todas as Unidades de Medida citadas no corpo dos artigos, figuras, tabelas, equações, etc. deverão ser expressas de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI).

Referências

As citações e referências constantes nos artigos encaminhados para a Revista Técnico-Científica CREA-PR deverão ser elaboradas de acordo com a Norma ABNT:NBR 6023/2002.

Critérios para submissão dos artigos técnicos

Os artigos técnicos submetidos à Revista Técnico-Científica CREA-PR deverão possuir, no máximo, 10 (dez) páginas, inclusos em tal limite eventuais imagens, tabelas e/ou equações pertencentes ao artigo, não podendo o tamanho total do arquivo ultrapassar 10 MB.

Os arquivos com os trabalhos deverão ser salvos e submetidos à avaliação em formato “.DOC”.

A formatação utilizada para os trabalhos encaminhados deverá ser em página tamanho A4, margens superior e esquerda com 3 (três) cm, margens inferior e direita com 2 (dois) cm; com numeração das páginas no canto superior direito, a 2 (dois) cm da borda superior da folha.

Deverão constar na primeira página dos trabalhos submetidos à avaliação: título, nome(s) do(s) autor(es), formação profissional, instituição(ões) de origem, e endereço(s) de email para correspondência profissional.

Os artigos técnicos submetidos não precisam ter caráter original, podendo ser de revisão de bibliografia pré-existente, análise de casos das áreas abrangidas pelo sistema CONFEA/CREA ou de resenhas de valor crítico.

Os artigos técnicos submetidos à Revista Técnico-Científica CREA-PR não precisam estar de acordo com as normas da ABNT.

Deverá ser empregado no corpo do texto fonte “Arial”, tamanho 11, com espaçamento entre as linhas de 1,5 cm. O título do trabalho deverá ser em fonte “Arial”, tamanho 14.

Não será necessário o uso das normas da ABNT para citação, referência, quadros, tabelas, imagens, equações, etc. sendo necessário apenas mencionar no corpo do texto a fonte da informação citada.

O texto do artigo técnico deverá ser em linguagem impessoal e, desenvolver-se através de encadeamento lógico, contendo, no mínimo, os seguintes itens: Introdução; Desenvolvimento, com a apresentação da(s) tese(s) defendida(s), os argumentos utilizados e demais informações que julgar necessária para o correto entendimento do tema proposto; e, conclusão.

Não é necessário que se delimite no corpo do texto as divisões propostas acima, sendo as mesmas unicamente utilizadas para fins de organização textual.

Após avaliação as contribuições aprovadas para publicação com ressalvas deverão ser alteradas, conforme apontamento do avaliador, e serem enviadas em versão final para a diagramação da Revista Técnico-Científica CREA-PR conforme prazo estabelecido pelo editor científico.

 

Padronização de dados


O título do artigo deve estar todo em MAIÚSCULAS.

O nome do(s) autor(es) deve estar com apenas a primeira letra maiúscula.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word e tem tamanho máximo de 10M.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. O artigo está no modelo exigido pelo periódico.

    1. Para visualizar o modelo de artigos científicos, clique aqui.

    2. Para visualizar o modelo de artigos técnicos, clique aqui.

    O sistema da revista tem apresentado instabilidade no compartilhamento de arquivos, por este motivo estamos temporariamente fornecendo os templates acima via Google Drive.

 

Declaração de Direito Autoral

Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.

Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.

Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.